Bairro de Alfama e Rio Tejo em Lisboa

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Jano

Busto de Jano nos Museus Vaticanos


Nunca conheci ninguém chamado Jano... até começar este ano letivo. Um aluno da turma de 2º A chama-se Jano. É um bonito nome, e tem muita coisa atrás dele. Vamos ver todos e aprender, porque aprender, saber, é sempre bom!


Jano (em latim: Janus) foi um deus romano das mudanças e transições. (...) A figura de Jano é associada a portas (entrada e saída), bem como a transições. A sua face dupla também simboliza o passado e o futuro. Jano é o deus dos inícios, das decisões e escolhas. O maior monumento em sua glória se encontra em Roma e tem o nome de Ianus Geminus (gêmeos Jano).

(Wikipédia)


O Templo de Jano era um antigo templo dedicado ao deus Jano, o deus duas faces das fronteiras, localizado perto do Argileto, no Fórum Romano. Ele tinha duas portas, uma cada extremidade, e abrigava uma estátua do deus. Estas portas, chamadas de "Portas de Jano" eram fechadas em tempos de paz e abertas em tempos de guerra.

Templo de Jano (Fórum Romano), na Wikipédia.


Templo de Jano com as portas fechadas (a guirlanda marca o evento). À frente, a Vitória apresenta os espólios da guerra (Fotografía de Sailko)




Sestércio de Nero com o Templo de Jano fechado no reverso, com as guirlandas indicando o momento festivo (Fotografia de Classical Numismatic Group, Inc)


Desenho de Giovanni Battita Piranesi. Templo chamado vulgarmente de Janus (Coleção Kamei da Biblioteca da Universidade de Tóquio).




Sem comentários: