Bairro de Alfama e Rio Tejo em Lisboa

quarta-feira, 7 de junho de 2017

Quais são as refeições em português?

Acho que conhecem todas as palavras da gravura


Meninos e meninas, estas são as refeições do dia em português:
  • o pequeno-almoço
  • o almoço
  • o lanche
  • o jantar

E como se diz "desayunar", "comer", "merendar" e "cenar"? É muito fácil:
  • tomar o pequeno-almoço
  • almoçar
  • lanchar
  • jantar


E assim, poderemos dizer, por exemplo:

Eu tomo o pequeno-almoço às oito horas da manhã.

Eu almoço às duas horas e meia.

Eu lancho às seis horas da tarde.

Eu janto às nove horas.




Ah, reparem nas horas dos relógios!

Os horários são diferentes dos nossos, não são?



2 comentários:

Anónimo disse...

Procurei o local mais adequado para deixar esta mensagem mas não encontrei então decidi escrever aqui que foi a ligação que me fez chegar até ao olá como está. Muitos parabéns pelo blog. retirei daqui algumas ideias para fazer com os meus alunos.

Pedro L. Cuadrado disse...

Amigo anónimo (ou amiga),

Foi pena não deixar mais sinais, qual a sua escola, por exemplo. De todas as maneiras, agradeço as suas palavras.