Bairro de Alfama e Rio Tejo em Lisboa

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Esta é a Avenida da Liberdade



A Avenida da Liberdade é uma das principais avenidas da cidade de Lisboa, em Portugal, que liga a praça dos Restauradores à Praça do Marquês de Pombal. Com cerca de 90 m de largura (cuidado!, "anchura") e 1100 m de comprimento ("largo"), conta com várias faixas e largos passeios decorados com jardins e calçada à portuguesa.


A bela calçada à portuguesa na Avenida da Liberdade


A avenida da Liberdade e a praça dos Restauradores têm a sua origem no boulevard chamado Passeio Público, iniciado em 1764 (...)




Muitos dos edifícios originais da avenida foram sendo substituídos nas últimas décadas por edifícios de escritórios e hotéis. Hoje a avenida ainda contém edifícios muito interessantes do ponto de vista artístico e arquitetónico, sobretudo do século XIX tardio e século XX inicial. (...)

A avenida da Liberdade é ainda o palco principal dos desfiles tradicionais das festas da cidade que se executam na noite de véspera da festividade de Santo António de Lisboa (noite de 12 para 13 de junho), em que os bairros de Lisboa competem entre si pela "melhor marcha".

A 18 de Junho de 2013, a Avenida da Liberdade foi classificada como o Conjunto de Interesse Público.

(Wikipédia)


A Avenida da Liberdade, no início, vista da Praça dos Restauradores



A Avenida da Liberdade, perto da rotunda do Marquês de Pombal




Sem comentários: