Bairro de Alfama e Rio Tejo em Lisboa

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

A Cristina, a Sofia e a Violeta praticam triatlo

Símbolo Olímpico do Triatlo


A Cristina, a Sofia e a Violeta, alunas da turma de 1º D, praticam um desporto chamado triatlo. Para quem não sabe o que é que isso é exatamente, vamos dizer aqui.

Triaousithlon é uma palavra grega que designa um evento atlético composto por três modalidades. Atualmente, o nome triatlo é em geral aplicado a uma combinação de natação, ciclismo e corrida, nessa ordem e sem interrupção entre as modalidades. Exceto o Ultraman que é feito em 3 dias.

(Wikipédia)



Mais alguns dados da página do Comité Olímpico de Portugal:

A Federação Portuguesa de Triatlo foi constituída a 16 de Outubro de 1989, ano em que também foi criada a International Triathlon Union e em que se disputou o primeiro Campeonato Mundial.

Em 1990, Fernando Damas foi o primeiro português a participar no “Ironman” no Havai, mas os melhores resultados de sempre surgiram com Vanessa Fernandes, recordista mundial de triunfos em Taças do Mundo, campeã europeia e mundial (2007), depois de se ter estreado nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 com um 8.º lugar.

Em Pequim, Portugal disputou pela primeira vez a prova masculina, com a presença de dois atletas, Duarte Marques e Bruno Pais. Na prova feminina, Vanessa Fernandes conseguiu o melhor resultado de sempre para Portugal nesta modalidade, conquistando a medalha de Prata, naquela que foi a primeira medalha do Triatlo nacional em Jogos Olímpicos.

Em Londres (2012), foi alcançado o melhor resultado masculino, um 9º lugar, por João Silva.

******************************************

Eis dois links para as nossas atletas:

Federação de triatlo - Portugal

Vanessa Fernandes


2007 ITU World Championship: 1st 2007, 2008 Beijing Olympic Games silver medallist, 2 x World Cup Champion, 2 x ITU Duathlon World Champion, holds record World Cup wins with 20




Sem comentários: