Bairro de Alfama e Rio Tejo em Lisboa

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

De Esperanza fomos até Esperança

 Rua da Esperança em Arronches (Fotografia de A.C.M.)

Estavam os alunos do 1º D a praticarem isto:

-Como se chama o teu pai?
-O meu pai chama-se... 

-Como se chama a tua mãe? 
-A minha mãe chama-se...

A mãe de um dos alunos, o Carlos, chama-se Esperanza. Não é um nome frequente em português, e eu lembrei-me de uma aldeia chamada Esperança, no concelho de Arronches, muito perto de Badajoz.

Damos uma voltinha?



Igreja de Nossa Senhora da Esperança 

Situada na sede da freguesia de Esperança, a 11 Km da sede de Concelho e perto da Fronteira espanhola localiza-se um templo do século XVI, reconstruido no século XVIII. Uma pequena torre sineira ergue-se ao lado direito com duas pirâmides de catavento de ferro. Tem uma só nave, capela-mor e dois altares laterais. A capela-mor é coberta por um pequeno zimbório, ou "meia laranja" pintado à cola no gosto do século XVIII. Existe um pequeno baptistério do lado do evangelho.


 Serra dos Louções -Esperança - (Arronches) - Lapa dos Gaviões

É o mais decorado dos abrigos rupestres existentes nesta zona. Foi descoberto por Aurélio Cabrera e estudado pelo grande Abade Breuil (1916). Quatro paineis decorados em diversas cores do vermelho ao amarelo. Entre as figuras destaca-se o grupo de três ramiformes. Interessante figura animal já interpretada como rinoceronte, bovideo e javali.

(Fotografias e dados de Emílio Moitas)



Sem comentários: