Bairro de Alfama e Rio Tejo em Lisboa

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Frevo em Recife


Há algumas semanas, os alunos da turma de 1º A, pediram-me para eu pôr no blogue música de Josy e Junior, uma dupla brasileira de Bandeirantes, no estado do Paraná. Isso chegará, calma aí.

Apesar de ter passado o Carnaval, lembrei-me deste ótimo vídeo publicado no ano passado no blogue dos alunos mais velhos da ESO, Ao pé da Raia, e disse aos alunos de 1º A: publico amanhã, sexta. Estou certo que vão gostar. O que acham? Não é incrível como eles dançam e o que fazem com os guarda-chuvas?

Frevo das crianças em Olinda (Fotografia: Passarinho)

O frevo é um ritmo musical e uma dança brasileiros com origens no estado de Pernambuco,  no nordeste do Brasil, misturando marcha, maxixe e elementos da capoeira.

Surgido na cidade do Recife no fim do século XIX, o frevo caracteriza-se pelo ritmo extremamente acelerado. Pode-se afirmar que o frevo é uma criação de compositores de música ligeira, feita para o carnaval. Os músicos pensavam em dar ao povo mais animação nos folguedos. No decorrer do tempo, a música ganhou características próprias acompanhadas por um bailado inconfundível de passos soltos e acrobáticos.


A capoeira é uma luta que influenciou diretamente as origens do frevo.



Sem comentários: