Bairro de Alfama e Rio Tejo em Lisboa

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Os rios ibéricos (1): o Guadiana

O Guadiana em terras extremenhas (Cheles)


O Guadiana em terras portuguesas (Juromenha)


Os rios Douro, Tejo e Guadiana, rios ibéricos, são denominados também internacionais porque pertencem a dois países. Nascem em Espanha mas desembocam em Portugal. Fica tudo, pois, na Península Ibérica.

Dois deles entram em terras portuguesas pela nossa Comunidade. O Tajo passa a ser Tejo na vila de Cedillo (Cáceres) e o Guadiana continua a ser Guadiana depois de entrar em Portugal na antiga vila portuguesa de Olivença, hoje na província de Badajoz.


Vamos começar pelo rio que nos fica mais perto, o Guadiana.

O Guadiana nasce a uma altitude de cerca de 1700 m, nas lagoas de Ruidera, na província espanhola de Ciudad Real, renasce nos Ojos del Guadiana e desagua no oceano Atlântico, entre a cidade portuguesa de Vila Real de Santo António e a espanhola de Ayamonte. Incluindo o trajeto submerso, o Guadiana percorre uma distância total de 818 km, 578 deles em território espanhol, 140 km em território português e 100 km correspondem a zona fronteiriça.

Os romanos chamavam-lhe Anas, ao que os mouros juntaram uádi (a palavra árabe para "rio") sendo então o Uádi Ana, passando ao português como Ouadiana e, mais tarde ainda para Odiana, forma vernácula que perdurou até ao século XVIII. Desde o XVI porém, que, por influência castelhana, foi ganhando terreno a forma Guadiana (cognata de outros nomes árabes designando rios e que passaram ao castelhano com a forma inicial guad, como Guadalquivir, Guadalete, Guadalajara ou Guadarrama), hoje comummente utilizada pelas populações de ambos os lados da fronteira.

O Guadiana é navegável até Mértola numa distância de 68 km.

No seu curso português foi construída a Barragem do Alqueva, na região do Alentejo, que criou o maior lago artificial da Europa. A cauda da barragem entra bem em terras extremenhas. Sabiam que em Cheles podemos subir a um barco e fazer um passeio pelo Guadiana?


Podem dar uma vista de olhos nesta ligação.


(Adaptado da Wikipedia em português e em espanhol)


Sem comentários: